O Acompanhamento Psicológico com a criança e o adolescente consiste numa aliança que envolve 3 partes: os pais (ou seus representantes), o filho(a), e o psicólogo e que tem como objectivo ajudar a criança ou o adolescente a retomar o seu processo de desenvolvimento, fortalecendo as suas capacidades de se relacionar e de aprender.
Em conjunto com os pais, as suas preocupações e as possíveis soluções, a Psicoterapia de Apoio é uma relação nova, na qual a criança ou o jovem expressam e dão significado aos seus conteúdos perturbadores internos (medos, zangas ou outras dificuldades), a criança através do brincar e do jogo, o adolescente através do diálogo, podendo elaborá-los e descobrir recursos psíquicos internos para lidar com eles.
O processo inicia-se com uma primeira consulta com os pais, à qual se segue um momento de avaliação com a criança/adolescente, o que vai possibilitar definir uma proposta de intervenção, que pode envolver, ou não, o início de uma psicoterapia. A avaliação é finalizada com a retribuição dos resultados e propostas de intervenção.